quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Uma pequena critica literária ...



Talvez seja uma critica meio atrasada, já que o livro está nas prateleiras a algum tempo e recentemente anda frequentando a lista dos BestSellers. O que definitivamente não é algo que me surpreende, eu mesma inicialmente gostei do enredo todo romantizado, mas agora principalmente depois do lançamento do filme (que achei uma porcaria), vejo a série de Stefani Meyer com outros olhos.


Ela realmente achou a forma para o dinheiro, criou um romance impossivel e um personagem romantizado bem ao estilo século XIX. Agradou a menininhas de todas as idades. Edward Cullen é o vampiro que as adolescentes amam.

Inclusive eu cai de amores pelo charme dele, mas hoje analisando tudo com mais frieza percebo certos 'crimes' cometidos pela autora. Ela simplesmente matou toda a mitologia existente atrás das criaturas da noite bebedoras de sangue, ou seja, o vampiro mudou.

Eles podem sair ao sol sem se queimar, o máximo que acontece é sua pele brilhar como purpurina, eles não tem medo de cruz ou alho, eles não dormem durante o dia e acima de tudo eles alimentam-se única e exclusivamente de sangue.

Histórias sobre vampiros (e lobisomens também), tendem geralmente a ser sucesso, seja no cinema, seja na literatura, o fato é que sinto falta do antigo vampiro.

Um ser sem alma, sem piedade, que tem pavor da luz do sol, que não se relaciona com humanos comuns e acima de tudo não tenta ser o que não é.

Esperamos piamente que mais Vampiros Lestats (grande Anne Rice) apareçam para tornar a vida vampiresca mais divertida.

PS: Comprei o segundo livro da sério 'Lua Nova', mas devo admitir que li o começo e não me empolguei nenhum pouco, permanece sem fim a leitura. E as capas continuam LINDAS ...

PS²: Não acho justo comparar Meyer a Rownling, já que a autora dos livros de Harry Potter criou um mundo novo e mágico, já Meyer modificou o já existente.

PS³: Uma pergunta que não tem nada a ver com a série de Meyer. Alguém que conhece literatura e por acaso entrar nesse blog me tira uma dúvida que permeia minha mente desde os tempos do colegial. É verdade que em um naufragio Camões estando com a esposa e Os Lusíadas, preferiu salvar a epópeia e deixar a esposa morrer? E depois fez um belo poema para ela.

O soneto abaixo de autoria dele é o que segundo minha professora de literatura, foi escrito em homenagem a esposa morta no naufragio.

"Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no Céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
Algu~a cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou."

Se for verdade, obrigada Camões pela escolha. Ok pode parecer cruel, mas estamos falando de 'Os Lusiadas' poxa, justifica a escolha ...

Um comentário:

Mischa disse...

Taaaty! Eu adorei ler crepúsculo, e não são só esses erros meio gritantes, no filme, ainda por cima, o vampiro tem reflexo, não sei se minha memória anda boa, mas na minha época não tinha! ahaha!

E quanto a lua nova, eu detestei ler, de verdade! Só fica bom mais pro final, e nem é tão quanto crepúsculo, agora é esperar Eclipse e ver se presta! :~

Quanto a sua pergunta, muito difícil, peço ajuda aos universitários! aihsuiahs (chama a milinha que ela deve saber =DD)